domingo, 3 de abril de 2011

Do que se trata?



A idéia de uma oficina de cinema no CECO de Taboão da Serra surgiu em 2009, a partir da mente inventiva do psicólogo e cineasta Renato Guenther, durante a coordenação administrativa da psicóloga Mariana Peres Stuchi.

O cinema é o aprimoramento máximo da arte de contar histórias. A produção cinematográfica foi durante muito tempo limitada a poucos afortunados ou monopolizada pela indústria cultural norte-americana devido aos altos custos que envolviam o registro, edição e veiculação da película em celulóide, material em que se convencionou a produção dos filmes.


O advento das câmeras digitais e o avanço na tecnologia dos computadores pessoais têm democratizado o acesso a essa linguagem e popularizado a produção do cinema digital.

Apresentar essa possibilidade de comunicação e produção artística aos usuários dos serviço de saúde mental significa o acesso a uma nova forma de expressão que hoje se faz de fácil distribuição pela conectividade da internet.


A idéia é familiarizar os participantes ao uso das técnicas e tecnologias que envolvem a produção do cinema digital e permitir a expressão de seus anseios, sentimentos e perspectivas através da confecção conjunta de um filme de curta-metragem em vídeo digital, passando por todas as etapas (roteiro, story board, produção, direção, atuação, fotografia e edição) que envolvem o processo.


Em paralelo estudamos e discutimos a história do cinema no Brasil e no mundo, os vários tipos de cinema, e ainda exercitamos uma série de habilidades, desde criatividade, foco, atenção, organização, até comunicação, expressão corporal e principalmente convivência em grupo. O cinema é uma arte grupal em sua gênese e só se faz possível numa prática coletiva, pois exige trabalho em equipe, onde todos os componentes são capazes de colaborar de alguma forma. Todos são importantes.

Desde 2009, em parceria com a Escola de Cinema, a oficina de cinema do CECO já produziu  seis vídeos digitais de curta-metragem e pretende iniciar a produção de sua sétima obra em 2015
.




Um comentário:

  1. Olá, no ultimo sábado, 21, exibimos juntos na V Feira de Saude Menta e ECOSOl eme deram um cartãozinho pra entrar em contato.Achei bem bacana o projeto de vocês e acho que podemos firmar parcerias. Aguardo contato! Obrigada e abs

    ResponderExcluir